Quais são os sintomas da catarata?

A visão é o sentido mais importante para o ser humano, sendo essencial na percepção do ambiente e nas tarefas do dia a dia. Quando ela fica prejudicada, as dificuldades são tremendas e as pessoas precisam de diversos tipos de adaptação para conseguirem levar uma vida minimamente próxima do normal.

Por vezes, não é possível contornar os problemas nos olhos, e a perda da capacidade visual é inevitável. Já em outros casos, uma identificação precoce pode fazer com que esse mal não ocorra e a visão da pessoa pode continuar funcional por muito mais tempo.

Uma das doenças mais comuns mas que pode ser tratada com êxito é a catarata, porém, para isso, é preciso saber identificar os sintomas da catarata de maneira precoce. Saiba, no texto de hoje, quais são os sinais dessa doença e veja quando procurar um tratamento.

Como surgem os sintomas da catarata?

A catarata é um mal que acomete pessoas de todas as idades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é responsável por 51% dos casos de cegueira do planeta. Muita gente atribui esse mal ao envelhecimento, o que realmente aumenta a incidência, porém, ela também pode acontecer com crianças e até bebês e ter diversas outras causas além da idade avançada (como traumas, medicamentos, diabetes, etc).

A lente natural dos nossos olhos chama-se cristalino e pode se tornar opaca, prejudicando a visão. Isso pode ocorrer no centro da lente (chamada de catarata nuclear), nas extremidades (apelidada de catarata cortical) ou até posteriormente (denominada de catarata subcapsular posterior). E é então que os sintomas da catarata surgem.